Foi uma vitória para lavar a alma. Não veio o título, mas o time de futebol masculino do Brasil que disputou os XVI Jogos Sul-Americanos Escolares, representado pelo colégio Graccho Cardoso, de Aracaju (SE), conseguiu um grande feito. Terminou como o único invicto e, na última rodada, estragou a festa do Chile, que havia sido campeão antecipado, garantindo a medalha de prata.
No jogo contra o Chile, o Brasil venceu por 3 a 0, com dois gols de Lucas e um de Dawhan, nesta quinta-feira. Nas rodadas anteriores, a equipe havia empatado contra a Argentina, em 0 a 0, e o Peru, em 1 a 1. "Fiquei muito satisfeito com a atuação desses garotos, já que eles passaram a jogar juntos há apenas um mês", avaliou o técnico Elenilson Santos.
Se não conquistaram o título, os meninos do Brasil foram certamente os mais celebrados. Na competição, foram eles o centro das atenções, mais até que os peruanos. Num dia de folga na tabela, a cena que mais impressionou a equipe de Aracaju. Num passeio por Lima, a delegação foi até o colégio Alfonso Ugarte, onde ocorreram as disputas do futebol. Simplesmente as aulas acabaram interrompidas pelos alunos quando notaram a presença dos brasileiros no pátio.
"Os meninos foram cercados pelos estudantes, que pediam autógrafos. Foi incrível", conta Elenilson Santos. Para os garotos, ficou o gostinho do que é ser jogador famoso. "Imagina como é para o Ronaldinho", comenta Igor Fortes.
Rafael Luis Azevedo
Assessoria de imprensa da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE)
www.cbde.org.br
brasil2010lima.blogspot.com